Minha trajetória profissional, acadêmica e alguns porquês....


     Quando fiz hotelaria esta era uma profissão praticamente desconhecida no Brasil, mas este fato não me assustou, pois eu estava determinada a trabalhar nesta área. Foi a decisão mais acertada, pois continuo me realizando plenamente como profissional da área de serviços. 
   Tive a felicidade de, desde cedo, assumir cargos gerenciais tendo trabalhado com hotelaria comercial, em um hotel em Ipanema no Rio de Janeiro e administrado hotéis institucionais como os da Vale do Rio Doce, IBM e Souza Cruz entre outros, mas não se iluda.... quando os assumi, todos os empreendimentos estavam com problemas sérios, que precisavam ser resolvidos. Estas experiências foram as responsáveis pela minha formação prática específica.
   De forma "engraçada" fui levada a me especializar em "arrumar a casa", ou seja, eu estava sempre trabalhando com o objetivo de reformar, reorganizar, e encontrar alternativas para resolver os inúmeros problemas. Isso fez com que eu percebesse que gosto mesmo é de estar no meio da turbulência, relacionada à equipe ou a estrutura física, e sinceramente, o que mais me motiva é "quebrar a cabeça" para encontrar soluções efetivas e aplica-las, até ver que "a casa está arrumada".
   No decorrer dos anos, movida pelo conhecimento acumulado, passei a atuar como consultora, pois isso me possibilitaria estar constantemente envolvida na atividade que mais gosto, procurar alternativas para melhorar o serviço prestado por meus clientes. Foram inúmeras experiências, em estabelecimentos de vários portes tanto de grandes centros quanto de pequenas cidades do interior.
   Foi neste momento que voltei à sala de aula, pois ainda havia muito a aprender. Desta vez procurei por um curso que complementasse meus conhecimentos e continuasse alinhado com a minha vocação e, mais uma vez, considero que fiz a escolha certa, o curso de pós-graduação em Administração Hospitalar. O fato de ser filha de médico e de frequentar hospitais - com a mesma naturalidade que o filho de um executivo circula em escritórios - me proporcionou um envolvimento sem preconceitos com estabelecimentos da área da saúde. Assim sendo, o conhecimento adquirido no curso, aliado a minha experiência profissional me possibilitou trabalhar naturalmente com a hotelaria dentro de hospitais. Ao concluir a pós graduação elaborei uma dissertação intitulada "Atendimento hospitalar ao portador de deficiência visual". Pronto !! Senti que mais uma lacuna na minha formação estava preenchida, porém sabia que isso ainda não era o final da minha jornada.
   Foi a esta altura da minha carreira que percebi que eu já tinha maturidade e "bagagem" suficientes para ingressar no magistério e assim o fiz. Me tornei professora universitária em cursos de hotelaria e turismo. Foi uma nova experiência que comecei a vivenciar que, diga-se de passagem, é maravilhosa! Estar em contato constante com os jovens, conhecer os anseios e a realidade em que vivem, poder fazer diferença na vida deles, orientar e muitas vezes ser orientado e acima de tudo, fazer parte da formação de novos profissionais e vê-los construir belas carreiras é algo que nos satisfaz de forma indescritível.
   Mais uma vez senti necessidade de voltar à cadeira de aluno, havia ainda um desejo não realizado! Eu desejava conhecer melhor os idosos para assim trabalhar de forma mais consistente na busca por alternativas e soluções que melhorem os serviços prestados a esta parcela de consumidores de bens e serviços nos diversos segmentos do mercado.
   Lá fui eu fazer o mestrado, e nossa! Consegui atingir o meu objetivo e realizar mais este desejo. Fiz a dissertação "Idoso, corpo e cotidiano" e consegui, durante os três anos de estudos, entender de forma mais profunda o papel destas pessoas na sociedade, suas particularidades e necessidades específicas, oriundas do processo de envelhecimento natural do corpo. Antes de fazer o mestrado eu já tinha a terceira idade como um dos públicos trabalhados e ao concluir o curso me senti mais preparada e assim pude melhorar aquilo que eu já vinha fazendo.
   E a vida segue !!! Palestras, aulas, cursos e clientes, estes continuam fazendo parte do meu dia a dia como profissional da área de hotelaria, uma atividade que evoluiu muito nestes de 20 anos e hoje não se restringe mais a hotéis, nós hoteleiros somos agora reconhecidos como multiplicadores da arte de bem atender e sobretudo como ferramenta para cativar e fidelizar clientes. E a vida segue............
Celia Slikta

Seguidores

Visitantes