13 de abril de 2011

A temperatura do ambiente merece atenção dos idosos !

Na minha opinião, o que falta muitas vezes é explicar o porque das coisas....para que o entendimento leve a atitudes conscientes e não automáticas.


Justamente por isso dedico este post a dar uma explicação bastante simples sobre a sensibilidade do corpo à temperatura.

É comum ouvir que os idosos devem se hidratar constantemente, principalmente em dias quentes. A recomendação está mais do que assimilada, porém não se fala o que a motiva.

Você sabia que no decorrer dos anos, com o processo de envelhecimento natural da "máquina humana", o corpo vai perdendo a capacidade de perceber a temperatura ??  
Isso significa, portanto, que por vezes as pessoas mais velhas estão em um lugar quente, ou demasiadamente agasalhadas e não sentem muito calor.

Tendo conhecimento disso, entende-se porque uma pessoa mais velha pode desidratar mais rapidamente. O raciocínio passa a ser lógico e simples. O suor também tem função de resfriar o corpo, ou seja, quando a temperatura do corpo aumenta a pessoa sua mais e por isso perde mais água. Para resolver isso você sabe o que é necessário? Se hidratar !!! Além da perda de água a elevação da temperatura corporal, quando ultrapassa certos limites, pode trazer outros problemas com consequências sérias. Embora seja uma um assunto desagradável, todos nós lembramos de notícias veiculadas em um verão com temperatura muito alta, em Santos - SP, quando houve a morte de vários idosos. Nesta ocasião a recomendação veemente da secretaria de saúde era para que todos se hidratassem o máximo possível.

Agora você já sabe porque deve usar roupas leves, o ideal é adotar o famoso casaco que pode ser tirado quando a temperatura aumenta, porém pode ser colocado em locais mais frios, com ar condicionado por exemplo, adequando assim a roupa a temperatura do ambiente.


Ah!  É importante também prestar atenção aos cobertores, pois sem querer você pode exagerar e com isso o corpo esquentar muito e fazer com que você sue durante toda a noite. O contrário também é válido, você pode menosprezar o frio e fazer com que o seu corpo passe a noite toda tentando se aquecer, gastando muita energia para isso. Ambos podem fazer com que a noite de sono não seja tão boa quanto você merece.




Se você quer saber mais sobre este assunto manifeste seu interesse via comentário ou mesmo por e-mail: idosoecotidiano@gmail.com Caso eu identifique um grande interesse pelo tema solicitarei a um médico que faça um texto mais completo e o publicarei para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes