3 de maio de 2011

Restaurantes e a terceira idade - ainda falta tempero nesta relação !!

Hoje vou abordar algumas dificuldades encontradas pelos idosos durante viagens (ou não) e vou me dedicar às refeições. Ao me propor a falar de algumas questões, tenho a intenção de sinalizar alguns, entre tantos pontos, que merecem atenção tanto dos idosos quanto dos profissionais que os atendem.

Não entendo por que uma grande parte do mercado acredita que o idoso é que deve se adaptar a oferta e não o contrário. É o que pode ser resumido na seguinte expressão: "é isso que temos, aceite se quiser, pois não há opção !!!"

Veja que engraçado: num grande número de restaurantes há opção de cardápio para crianças. Ao atender à mesa o garçon traz aquele cardápio específico, geralmente colorido e com desenhos ilustrativos, uma lindeza!  Agora vamos pensar friamente... Quantas vezes você já viu um cardápio escrito com letras maiores, para facilitar a leitura pelas pessoas mais velhas? Pior, você já recebeu um cardápio onde esteja escrito que há preparações especiais para pessoas da terceira idade? Algo como: "caso o senhor possua alguma restrição alimentar, por favor converse com o nosso garçon e saiba as opções que possuímos para atende-lo"*. Pessoalmente..... eu nunca vi algo deste tipo!

Visto que ainda não contamos com a oferta explícita de opções mais adequadas, vamos às sugestões. Em primeiro lugar é preciso lembrar que um restaurante sempre tem um responsável pela cozinha e imagina-se que esta pessoa seja capaz de preparar algo fora daquilo que é previamente oferecido. Também é normal que os restaurantes possuam um estoque mínimo o qual pode ser usado para a confecção de uma preparação específica. Assim sendo.....mesmo que no cardápio não conste uma opção especial PEÇA-A!! Não tenha vergonha, pois você não vai comer de graça, você vai pagar da mesma forma que os demais clientes. Você tem o direito de fazer uma refeição que o deixe feliz, satisfeito e principalmente despreocupado. Isso se aplica ao café-da-manhã, almoço, lanches e jantar. Se o leite disponível é integral... peça o desnatado, se na mesa só tem manteiga...peça a margarina light, se o achocolatado é o comum...peça o diet e assim por diante. Pode até ser que estes estabelecimentos não tenham estes produtos, mas muitos só passam a oferecê-los na medida em que são solicitados.

Se você vai a um restaurante e o serviço é buffet sua vida fica mais fácil, pois  terá mais opções a sua disposição. Ainda assim, caso perceba que a oferta, principalmente nos pratos quentes, não o atende...... PEÇA algo que o satisfaça. Não coma o que é ofertado só porque precisa encher o estômago... a refeição é algo que deve ser prazeroso e saudável.

Depois do almoço vem, ou deveria vir, a sobremesa. Principalmente nos buffets encontramos aquela mesa que nos deixa alegre só de olhar!! Que primor, tudo colorido, cheio de cremes e recheios. Dá água na boca, principalmente na boca do diabético e do "acima do peso", que só encontram enfim, uma única opção (lá no cantinho), isso quando a tem. É preciso lembrar que são vários os motivos que levam à recomendação para que a pessoa coma menos açúcar. Se não houver opção no buffet ou no cardápio, PEÇA....!!!!

Ai vem a conta, outra formosura, bonitinha, bonitinha!! O papel amarelinho, com letrinha pequenininha e pretinha ou então o papel branquinho com a letrinha roxinha. Só piora quando o ambiente é mal iluminado, ai sim... é desgraça pura!!  Tá certo que a conta não é feita para comer, mas..... é difícil engolir esta situação. É neste momento que vemos que, por pura vergonha, muitos simplesmente a pagam sem conferir. Caso você não consiga enxergar ou mesmo entender o que está escrito, peça para o garçon ler (ou decifrar) para você. Item por item, quantidade cobrada e o total... com calma. Afinal, se você não tem como conferir vai simplesmente pagar? Então nem precisaria pedir a conta, bastaria saber o valor total.

Ah!! Não pense que conferir a conta é feio, ou demonstra desconfiança. É normal e correto conferir a conta. Lembre que o garçon atende a várias mesas ao mesmo tempo e por isso a probabilidade de erro aumenta. Além disso há, como em todos os segmentos do mercado, os profissionais que nem sempre são corretos e por isso cometem erros com frequência. Já vi até somar (sem querer) a data no total da conta, parece mentira, mas nestes 20 anos foram muitas surpresas que tive neste mercado.

Também não é culpa sua se o restaurante emite uma nota amarela com letras miúdas, volto a falar.... por que você tem que se adaptar ao mercado e não ele a você? Não tenha vergonha, demonstre solicitando ajuda, que eles estão inadequados! Quem sabe um dia as contas virão com letras maiores.

Nos casos em que uma viagem é feita em grupo, geralmente o restaurante e cardápio são pré-definidos. Não por isso os seus direitos e necessidades podem ser desconsiderados. Quando você for participar de um passeio ou viagem é importante comunicar, antecipadamente e ao responsável, as suas restrições alimentares para que ele possa providenciar as refeições adequadas. Caso estas não tenham sido programadas junto ao restaurante, PEÇA!!

Na verdade eu creio que os profissionais que organizam passeios e viagens para a terceira idade devem, ao contratar os restaurantes, avaliar e se necessário adequar o cardápio, não só para dietas especiais, mas também para atender as características específicas dos idosos, respeitando as modificações do corpo pertinentes ao processo de envelhecimento. Há uma série de fatores que devem ser levados em conta e o mínimo que se espera é que isso seja feito, tornando a viagem uma experiência melhor ainda.

Então cabe aos consumidores da terceira idade ajudar os empresários e para isso devem ser colaborativos, com críticas construtivas que apontem as necessidades. Convenhamos que não há como pensar em tudo, não é?

O problema é quando os clientes apontam as necessidades e os gestores de alguns estabelecimentos fazem de conta que não perceberam, neste caso, deixe de frequentar e recomendar estes locais. Me dê um bom motivo para ser cliente (pagante) de um estabelecimento que demonstra não estar preocupado com seus clientes? Vá ao concorrente e veja se a postura dele é diferente!! Quem sabe você descobrirá que a mudança valeu a pena, que você recebeu a atenção que desejava e o momento vivido naquele ambiente foi, de verdade, muito agradável.

Boa viagem e se alimente bem.

* Comento aqui de restrições alimentares especificamente dos idosos, pois sabe-se que esta parcela da população é a que apresenta maior incidência de doenças como, por exemplo, hipertensão e diabetes porém estas sugestões se aplicam a todos os demais clientes que possuam necessidades específicas.

Se você vivenciou alguma dificuldade em restaurantes nos conte via comentário ou mesmo por e-mail: idosoecotidiano@gmail.com 

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